re-1102.jpg

Aço Inoxidável



     O aço inoxidável é uma liga de ferro e cromo, podendo conter também níquel, molibdénio e outros elementos, que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica. As principais famílias de aços inoxidáveis, classificados segundo a sua microestrutura, são: ferríticos, austeníticos, martensíticos, endurecíveis por precipitação e Duplex.

     Estes elementos de liga, em particular o cromo, conferem uma excelente resistência à corrosão quando comparados com os aços carbono. Eles são, na realidade, aços oxidáveis. Isto é, o cromo presente na liga oxida-se em contato com o oxigênio do ar, formando uma película, muito fina e estável, de óxido de crómio - Cr2O3 - que se forma na superfície exposta ao meio.


foto1.jpg

     Ela é denominada camada passiva e tem como função proteger a superfície do aço contra processos corrosivos. Para isto é necessária uma quantidade mínima de cromo de cerca de 11% em massa. Esta película é aderente e impermeável, isolando o metal abaixo dela do meio agressivo. Assim, deve-se ter cuidado para não reduzir localmente o teor de crómio dos aços inoxidáveis durante o processamento. Este processo é conhecido em metalurgia como passivação, por ser muito fina — cerca de 100 angstrons — a película tem pouca interação com a luz e permite que o material continue a apresentar o seu brilho característico.


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7o_inoxid%C3%A1vel


Limpeza de Rotina


Os melhores amigos do Aço Inox são o sabão, os detergentes suaves e/ou neutros e as soluções de amônia (removedores caseiros) em água morna; aplique com um pano macio ou uma esponja de náilon fino, enxague em água abundante e seque com pano macio.



foto2.jpg

ABC do Inox - Clique aqui para saber mais

Cuidados com o Aço Inox - Clique aqui para saber mais